segunda-feira, 31 de março de 2025

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA REALIZADA NO DIA 29/03/2025

 


ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA REALIZADA NO DIA 29/03/2025

 

Às dezenove horas e trinta minutos do dia vinte e nove de março de dois mil e vinte e cinco, após a conferência de quórum, iniciou-se a reunião da Diretoria da Academia Bananeirense de Letras e Artes, sendo presidida pela Presidente, Terezinha Campos Coutinho e secretariada por Fábio Mozart Marinho da Costa. A presidente inicia os trabalhos saudando os presentes e, após leitura da ata anterior, apresenta Resolução da Diretoria nº 02/2025 que remaneja Desiane Maiara Gomes dos Santos e Rogério Ribeiro de Sousa para a categoria de sócios correspondentes, conforme o artigo 8º do Código de Ética. A Resolução foi aprovada, tornando vagas as cadeiras nº 13 e nº 15. Em seguida, deu conhecimento do pedido de Katiucia Kelly Oliveira da Silva, natural de Mari, para ingressar na ABLA. Katiucia Kelly tem curso superior de pedagogia, curso de capacitação e leitura e literatura infantil pela Faculdade Metropolitana, curso de Direito da Criança e Adolescente, curso de capacitação em educação especial, curso de capacitação em contação de história, suplente de conselheira tutelar em Bananeiras e ensina curso de Educação de Jovens e Adultos na Escola Joaquim Florentino. A candidata foi aprovada por unanimidade, recebendo a saudação dos presentes, passando a ocupar a Cadeira nº 13, cujo Patrono é Dionísio da Costa Maia. O vice-presidente Oséas Almeida Neto ressaltou que “pessoas qualificadas interessadas em integrar a ABLA muito nos enriquece. Contará muitas histórias, contribuindo para o conhecimento, e sua presença nos dignifica”. O Padre Mauro Gomes parabenizou a nova confreira, cuja experiência em gestão cultural irá contribuir e somar, já que Katiucia Kelly faz parte do Conselho Municipal de Cultura. A nova sócia efetiva da ABLA disse que se sente muito comovida por fazer parte desta agremiação cultural, falando um pouco de sua história pessoal, quando chegou em Bananeiras com um ano de idade, saindo daqui aos onze anos e retornando aos dezessete anos, quando se estabeleceu definitivamente, casou e hoje se considera cidadã bananeirense. Ela recebeu a biografia do seu patrono e uma cópia do Estatuto da ABLA, ficando a diretoria de marcar a data da posse solene da nova acadêmica, que provavelmente será no Ponto de Cultura Ajac, onde ela realiza trabalho educacional como voluntária. Katiucia Kelly ainda agradeceu ao confrade Joilson Custódio que a indicou para fazer parte da ABLA. Passando à pauta administrativa, a Presidente Terezinha Campos confessou que estava muito angustiada por causa da situação do setor de finanças da ABLA, onde ela não tem acesso às contas, ficando a diretoria impossibilitada de apresentar balancetes financeiros aos membros e realizar planejamento. Ela pediu ao Tesoureiro que apresente essa prestação de contas e ao Conselho Fiscal que assuma seu papel, emitindo parecer sobre os demonstrativos financeiros, mas para que isso aconteça, a Tesouraria deve apresentar os documentos de receita e despesa. Os diretores Oséas Almeida Neto e Fábio Mozart manifestaram desconforto com a omissão do setor financeiro e condicionaram suas permanências na Diretoria à imediata transparência nas finanças. “Já pedi várias vezes ao tesoureiro, apelamos para o Conselho Fiscal e o problema da falta de transparência permanece”, afirmou Terezinha Campos, que contou sua história de vida como gestora de educação pública durante doze anos em Bananeiras, e sempre pautou sua conduta por uma gestão correta, onde recebeu elogios pela correção e integridade do seu trabalho. O Padre Mauro Gomes pediu serenidade, evitando medidas radicais como a renúncia da diretoria. Manoel Luiz Silva apresentou proposta de abrir conta da ABLA na Caixa Econômica Federal, o que foi aprovado, devendo a Presidente solicitar ao Tesoureiro que realize essa operação o mais breve possível. Em seguida, foi debatido o projeto “Letras da serra”, coletânea com trabalhos dos integrantes da ABLA, definindo-se a data de 11 de abril para recebimento dos originais dos participantes. Os presentes ainda avaliaram o programa radiofônico da ABLA, “Estação cultura”, irradiado pela Rádio Comunitária Solânea FM e rádios online Mutante, Zumbi e DiarioPB no dia 26 de março, convocando-se a todos os presentes para participar da elaboração da pauta da próxima edição, que irá ao ar no dia 30 de abril próximo. Em análise, proposta do acadêmico Severino Ramalho Leite para que a ABLA assuma a coordenação de um evento da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União, a ser realizado em Bananeiras, com lançamento de livros da Editora. Todos os anos, os eventos ocorrem em várias cidades do estado e têm como objetivo promover a literatura local com ações de interiorização da Editora A União, como forma de aproximar o público de escritores paraibanos e suas produções. Em discussão, a proposta foi considerada relevante para difundir o nome da Academia Bananeirense de Letras e Artes através das mídias do Governo, mas, por não ter equipe suficiente para assumir a logística de tal evento, deveríamos deixar para outra ocasião, quando a entidade contar com mais estrutura. O vice-presidente Oséas Almeida Neto afirmou que a entidade não teria condições de assumir essa responsabilidade, visto que falta adesão a uma simples reunião mensal de diretoria, quando quase não temos quórum, e, portanto, não contamos ainda com um quadro de sócios realmente envolvidos com a entidade e seus objetivos. Em seguida, Fábio Mozart apresentou projeto da Academia Paraibana de Letras que visa disponibilizar aos hóspedes livros de autores paraibanos para leitura, durante sua estadia na capital paraibana, propondo que a ABLA execute projeto semelhante em Bananeiras para divulgar nossos autores. O projeto ficou de ser melhor avaliado e apresentado na próxima reunião que será realizada no dia 25 de abril de 2025. Finalmente, Terezinha Campos pediu para ser registrada em ata sua invocação para que as sócias e sócios da ABLA compareçam à reunião do dia 25 de abril, e que sejam consignadas as presenças e aumentado o quórum, normalmente baixo, parecendo que a maioria dos membros não dão a devida relevância à vida acadêmica. Não tendo mais nada a tratar, a Presidente Terezinha Campos agradeceu a presença de todos e declarou encerrados os trabalhos. Eu, Fábio Mozar Marinho da Costa, na condição de secretário, lavrei a presente ata e a assinei.

 

          Bananeiras, 29 de março de 2025

 

          Fábio Mozart M. Costa – Secretário

 

 

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