A Academia Bananeirense de Letras e Artes realizou oficina de introdução à literatura de cordel, através do cordelista Fábio Mozart, “uma oportunidade para o público entender sobre a história, a importância e a estrutura do gênero literário”, conforme o oficineiro. O encontro reuniu um padre, um músico e poeta, uma bibliotecária e duas estudantes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, campus de Bananeiras. A atividade aconteceu no dia 19 de fevereiro, dentro da programação do Festival “Bananeiras em Cores e Versos”, promovido pela ABLA.
Durante a oficina, os participantes puderam
colocar em prática o aprendizado através da criação de sextilhas, um estilo de
arranjo do gênero literário, e de um cordel coletivo que deverá ser lançado em
breve. Segundo o cordelista idealizador do curso, Fábio Mozart, a oficina atingiu o objetivo de desenvolver a sensibilidade artística
dos participantes por meio da técnica e da produção do cordel brasileiro. Os participantes criarão um grupo no WhatsApp, com tema central sobre literatura de cordel.
No período da tarde, um grupo de crianças teve momento lúdico na sede da ABLA, com leituras, cantigas, declamações e brincadeiras sob o ritmo e a musicalidade do cordel, com a participação do Padre Mauro e da folclorista Mércia.
O Projeto “Bananeiras em Prosas e Veros” é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, Secretaria da Cultura da Paraíba, e realização da Academia Bananeirense de Letras e Artes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário